Avaliação Final ADRA - Projecto Ampliando Direito e Construindo Futuro
Voltar para trabalhos

Avaliação Final ADRA - Projecto Ampliando Direito e Construindo Futuro

2023
Malanje e Huambo
Direitos Sexuais e Reprodutivos

Visão Geral do Projeto

A avaliação externa do projeto "Ampliando Direito e Construindo Futuro" da ADRA foi realizada nas Províncias de Malanje e Huambo. O projeto teve como foco principal os direitos sexuais e reprodutivos, com especial atenção às mulheres e jovens dessas regiões.

Metodologia

Com a perspectiva de dar resposta aos principais objetivos da avaliação final do projeto, foram definidas abordagens qualitativas e quantitativas alinhadas com as fontes primárias e secundárias de dados e informações.

Abordagem Qualitativa

Por meio da abordagem qualitativa procedeu-se a aplicação de entrevista por grupo focal a 151 mulheres, das quais 58 na Província de Malanje e 93 na Província do Huambo. Os grupos de mulheres foram categorizados em função do perfil de beneficiária definido, a priori, pelo projeto, consubstanciando-se no seguinte:

  • Parteiras tradicionais
  • Mulheres em idade reprodutiva e não reprodutiva

Os dados recolhidos por meio de entrevista por grupo focal também dizem respeito às organizações locais subvencionadas pela ADRA. Os dados qualitativos obtidos através das fontes primárias acima referenciadas apoiaram a análise geral dos resultados alcançados com aplicação dos instrumentos de recolha de dados.

Abordagem Quantitativa

A abordagem quantitativa aplicada na presente avaliação esteve centrada na indução de 236 inquéritos individuais aos beneficiários diretos do projeto, utilizando a ferramenta eletrônica de recolha de dados denominada "kobocollect". Nesta perspectiva foram aplicados 71 inquéritos na Província de Malanje (30,08%) e 165 na Província do Huambo (69,91%).

Instrumentos Metodológicos

Os instrumentos metodológicos aplicados à recolha de dados basearam-se no seguinte:

1. Questionário Estruturado

Aplicado aos adolescentes e jovens mulheres e homens contendo 5 secções temáticas:

  • Informação sobre direitos sexuais e reprodutivos
  • Planeamento familiar
  • Consultas pré-natal
  • Assédio, abuso e exploração sexual
  • Fóruns de concertação social

2. Guiões de Orientação

Guiões de orientação dos grupos focais com mulheres, jovens e parteiras tradicionais.

3. Entrevista Semiestruturada

Entrevistas semiestruturadas com as seguintes instituições:

  • Direção municipal da Saúde
  • Organizações locais subvencionadas pelo projeto
  • Coordenação do projeto

Os instrumentos de recolha de dados foram concebidos em função dos critérios da avaliação bem como dos indicadores de resultados e de processos do projeto "Ampliando Direitos Construindo o Futuro".

Amostragem

As fontes primárias de dados, previamente definidas, foram constituídas por beneficiários diretos do projeto, tendo sido alcançado o seguinte tamanho da amostra:

  • Foram realizados 236 inquéritos individuais nos municípios de Cacuso (39), Kiwaba N'zogi (32), Caála (40) e Bailundo (125). O projeto teve como grupo alvo direto 1412 pessoas, porém o tamanho da amostra para os inquéritos individuais correspondeu a 16,71%.
  • Foram realizadas 6 discussões por grupo focal com jovens e mulheres, nos quatro municípios supracitados, tendo sido registada a participação de 113 pessoas, perfazendo uma média de 18 pessoas por grupo.
  • Foram realizadas 4 discussões por grupo focal com parteiras tradicionais em todos os municípios, tendo atingido a média de participação de 9 pessoas por grupo.

Impacto do Projeto

O projeto "Ampliando Direito e Construindo Futuro" teve um impacto significativo nas comunidades atendidas, especialmente no que diz respeito à conscientização sobre direitos sexuais e reprodutivos, acesso a serviços de saúde e redução de práticas prejudiciais.