Levantamento de Activos Económicos e Sociais
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Levantamento de Activos Económicos e Sociais - Quantum & Soltec - Projecto de Electrificação do Triangulo dos Dembos incluido Nambuangongo

Abril a Junho 2024
13 aldeias
Infraestrutura

Visão Geral do Projeto

O levantamento de activos económicos e sociais foi um projeto abrangente que envolveu a recolha de dados em campo durante um período de mais de 66 dias, de 16 de Abril a 22 de Junho de 2024. O projeto contou com uma equipe de 19 técnicos, incluindo 7 mulheres, e abrangeu aproximadamente 170 km de trajeto definido para a construção de infraestrutura elétrica, envolvendo 13 aldeias situadas ao longo do percurso.

Equipe do Projeto

A equipe multidisciplinar incluiu educadores e assistentes sociais, técnicos de saúde e pessoal com experiência comprovada em processos de recolha de dados com recurso a tecnologia. Para garantir fluidez na comunicação com as comunidades, 3 dos 19 técnicos de campo foram contratados localmente.

Escopo do Trabalho

Durante os mais de 66 dias de trabalho, os técnicos mantiveram contatos com informantes-chave, proprietários de parcelas com ativos (estruturas, cultivo e árvores), mapeando-os mediante utilização de GPS. A equipe percorreu os quase 170 km que perfazem o trajeto definido para a construção da infraestrutura elétrica.

Composição da Equipe

O processo de recolha de dados foi conduzido por uma equipe multidisciplinar e com larga experiência em processos de pesquisa de campo e coleta de dados com a utilização de software parametrizado para o efeito, composta por:

  • 19 jovens nacionais, de ambos os sexos, incluindo 3 contratados localmente
  • 1 técnica de saúde (enfermeira), responsável por garantir assistência médica ao pessoal
  • 7 Educadores Sociais
  • 2 Assistentes sociais com responsabilidades a nível da recolha e inserção da informação na base de dados central
  • 9 técnicos médios, dedicados exclusivamente na recolha de dados e contato com as comunidades
  • 4 motoristas para apoiar a mobilidade dos técnicos
  • 1 supervisor sênior responsável pela gestão de qualidade em todas as fases do processo

Objetivos

Em termos de objetivos, a recolha procurou essencialmente garantir o registro e mapeamento dos ativos com valor econômico e pertencentes às comunidades circundantes.

Material Utilizado

Em termos de material, além dos EPI (Equipamentos de Proteção Individual), foram necessários:

  • Equipamentos de GPS para o georreferenciamento dos ativos localizados no trajeto
  • 4 viaturas Land Cruiser (4X4)
  • Tablets e smartphones
  • Pranchas, canetas e formulários impressos

Metodologia

Para garantir qualidade da informação recolhida, os técnicos de campo beneficiaram de um treinamento complementar em técnicas de recolha de dados e mapeamento de ativos, durante três dias e mais 4 dias de formação em EPI. O processo compreendeu essencialmente 3 momentos:

  1. Construção e desconstrução teórica de conceitos em sala
  2. Preenchimento simulado em sala
  3. Teste piloto em zona com características similares ao contexto do levantamento real

A organização do trabalho compreendeu 3 etapas:

  1. Etapa de preparação e contextualização: Nesta fase foram definidas a logística necessária para a operação, os princípios orientadores da ação, operacionalização do conceito de ativos, no âmbito deste exercício.
  2. Recolha de informações, identificação e classificação de ativos: Trabalho de campo propriamente dito e revisão documental para adensar os dados do campo.
  3. Análise e interpretação dos dados: Todos os dados recolhidos foram posteriormente alojados numa base de dados, tratados e analisados cientificamente.

Para a análise, foram considerados essencialmente 4 variáveis:

  1. Caracterização geral dos entrevistados
  2. Classificação dos ativos (estrutura, cultivo e árvore)
  3. Presença dos proprietários dos ativos identificados nas localidades
  4. Fatores críticos do processo

Resultados Esperados

Em termos de resultados, esperava-se ter uma base de dados com informações relevantes que permitam:

  • Construção de mapas de ativos
  • Quantificar e qualificar o valor dos ativos
  • Caracterizar e registrar os proprietários das parcelas com valor